Como dito, na publicação passada (
aqui) onde falamos sobre os elementos da comunicação, para que a mensagem seja passada do emissor para o receptor é necessário, alguns itens que podem estar inseridos dentro de uma comunicação. Segue abaixo alguns itens importantes, os seus significados, e relevância.
- Informação: Toda comunicação possui em sua mensagem uma informação,ou seja a informação que a mensagem transmite, pretende transmitir. Um exemplo claro de informatividade é o jornal.
- Conhecimentos prévios: Para que haja uma compreensão a informatividade da mensagem precisa estabelecer relação nas áreas do conhecimento do receptor e do emissor. O assunto a ser falado deve ser apresentado em uma perspectiva conhecida pelo locutário para que não ocorra dúvidas ou incompreensões. Como exemplo a diferença do código, língua usada. Esse pensamento, de algo que venha atrapalhar a transmissão da mensagem, carateriza nosso segundo item, o ruído.
- Ruído: É uma intervenção no envio da mensagem que impossibilite o entendimento da mesma. Exemplo: Uma palavra utilizada fora de contexto.
- Redundância: É basicamente a repetição da mensagens ou dos termos contidos nela, esse processo linguístico resulta em uma maior absorção do conteúdo mostrado, pois, a repetição, ameniza as ações do ruído, aumentando a interação da mensagem com o emissor.
- Entropia: Na na física o termo é utilizado pela termodinâmica e é geralmente associado ao termo 'desordem'. Na linguagem o termo não recebe tanta distanciação. A entropia linguística pode ser definida com uma desordem, ou seja, em uma imprevisibilidade da informação.Como exemplo, na imagem abaixo a té a sequência de palavras escolhidas 'Subversão, caos, sabonete.' tem um final que foge ao campo semântico, ou seja, não é previsível
- Multissemiótico: Esse termo corresponde a dizer que a linguagem utiliza vários meios, ou seja signos, para estabelecer sentido. A comunicação, em uma conversa por exemplo, não ocorre apenas pela fala, mas o sentido também é atribuído de formas distintas de acordo com os estímulos visuais emanados pelo receptor.
- Motivação: O receptor precisa estar disposto a interagir com o emissor, ou seja, quem fala precisa ser ouvido para que haja a circulação da mensagem. Ao exemplo, uma situação hipotética, se uma pessoa escreve um livro, ao qual apenas ela leu, e não ouve nenhuma publicação, não existiria assim uma comunicação, ou se alguém passa um recado ao qual ninguém ouve é a mensagem não existisse, pois não foi assimilada/ouvida pelo receptor.
- Coerência: Deve ocorrer uma organização dos fatos e das ideias a serem lançadas. A informação deve ser formulada e coerente, ou seja, deve ser passada de maneira lógica, apresentar sentido.
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