Em uma situação de comunicação diversos elementos influenciam na atuação ou construção de um significado. Os elementos principais se constituem por emissor, ou locutor, contexto e o receptor ou locutário.
Atendo estes três elementos, a comunicação gera mais três (que podem ser classificados como elementos secundários), compondo os seis elementos essenciais para uma compreensão da comunicação, ou como ela opera. Até o momento possuímos um emissor (que transmite a mensagem), o receptor (aquele que recebe a mensagem), e o contexto, esse que influi ou sofre influência dos outros três elementos que são o referente (o assunto), canal (conjunto de signos, linguagem utilizada) e o código(meio como a mensagem é passada, exemplo pela fala).
Além destes elementos, em uma comunicação bem sucedida, é necessário que haja uma compreensão do que é dito, ou transmitido, para isso ocorre, tanto da parte do emissor quanto da parte do locutor, uma evocação de conhecimentos prévios a ideia lançada. Se, em algum determinado momento, o conteúdo exposto pelo emissor exceder os conhecimentos do emissor a comunicação não será efetiva.
Segue uma explicação gráfica do que foi explanado.
0 comentários:
Postar um comentário