Análise Ideologia

    Dentro da mídia é comum o uso de imagens que contenham uma ideologia, ou seja, um conjunto de crenças e de valores que estejam em benefício de um marca, pessoa, ou até grupo religioso. O uso da representação ideologia é facilmente difundido em campanhas publicitárias, como o exemplo que irei mostra logo abaixo, assista o vídeo:

                                            

      As características ideológicas deste vídeo são bastantes comuns dentre os comerciais de materiais de limpeza  (como água sanitária ou detergentes), ou seja, já é algo naturalizqado que não desperta questionamento.
      O primeiro fato naturalizado é o público para quem o comercial se destina, ao grupo feminino, portanto, a ideologia diz que apenas mulheres lavam seus banheiros, ou melhor, é obrigação das mulheres manter (no caso) o vaso sanitário limpo. 
       Além disso, dentro do comercial, notamos que a mulher não está apta a casar, estabelecer um compromisso mais sério, se não realiza as suas obrigações domésticas. 
       Como um terceiro ponto a ser analisado é o uso da frase dita pelo vaso sanitário 'Limpar o vaso? Nada né?!' que questiona o gasto de tempo e de energia da mulher em coisas que não estão ligadas as suas obrigações. Mais uma vez, leva o telespectador a crer que a prioridade dentro da vida de feminina deva ser o zelo pela vida doméstica. 
        No final do comercial, após ela comprar o produto indicado e fazer a limpeza de seu banheiro o vaso solta um som, assovio, que tem um conotação de galanteio, explicando melhor, a reação do vaso indica que a mulher é mais desejada quando segue a ideologia que o comercial tenta passar. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Layout feito por Adália Sá | Não retire os créditos