Dentro da mídia é comum o uso de imagens que contenham uma ideologia, ou seja, um conjunto de crenças e de valores que estejam em benefício de um marca, pessoa, ou até grupo religioso. O uso da representação ideologia é facilmente difundido em campanhas publicitárias, como o exemplo que irei mostra logo abaixo, assista o vídeo:
As características ideológicas deste vídeo são bastantes comuns dentre os comerciais de materiais de limpeza (como água sanitária ou detergentes), ou seja, já é algo naturalizqado que não desperta questionamento.
O primeiro fato naturalizado é o público para quem o comercial se destina, ao grupo feminino, portanto, a ideologia diz que apenas mulheres lavam seus banheiros, ou melhor, é obrigação das mulheres manter (no caso) o vaso sanitário limpo.
Além disso, dentro do comercial, notamos que a mulher não está apta a casar, estabelecer um compromisso mais sério, se não realiza as suas obrigações domésticas.
Como um terceiro ponto a ser analisado é o uso da frase dita pelo vaso sanitário 'Limpar o vaso? Nada né?!' que questiona o gasto de tempo e de energia da mulher em coisas que não estão ligadas as suas obrigações. Mais uma vez, leva o telespectador a crer que a prioridade dentro da vida de feminina deva ser o zelo pela vida doméstica.
No final do comercial, após ela comprar o produto indicado e fazer a limpeza de seu banheiro o vaso solta um som, assovio, que tem um conotação de galanteio, explicando melhor, a reação do vaso indica que a mulher é mais desejada quando segue a ideologia que o comercial tenta passar.
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